Salada de curgete, beringela, tomate

Já deixei aqui a receita de “ratatouille”. Esta é uma receita parecida mas mais simples e mais fresca: os mesmos legumes em forma de salada. Acompanha-se bem com peixe, carne, o que quiser. Resume-se a cortar os legumes em cubinhos, a salteá-los, a juntar tomate fresco, azeite e alho ralado e já está! Para ser mais rápido pode saltear os legumes em duas frigideiras ao mesmo tempo. Assim, faz a receita em metade do tempo. Uma receita ótima para gastar as curgetes, os tomates e as beringelas que as hortas nos dão nos meses quentes de verão!

Ingredientes (para 3 a 4 pessoas):

  • 1 curgete
  • 1 beringela
  • 1/2 pimento vermelho
  • 1 cebola média ou grande
  • 2 dentes de alho
  • 1 tomate grande
  • azeite q.b.

Preparação:

  1. Cortar aos cubinhos, em separado, a curgete, o pimento, a cebola e o tomate. Reserve. Descasque a beringela (opcional) e corte-a também aos cubinhos. Reserve também. Todos os legumes (à exceção do tomate) vão ser salteados separadamente.
  2. Para ser mais rápido, pode saltear os legumes em duas frigideiras ao mesmo tempo. Verta um fio de azeite nas frigideiras e numa salteie a curgete e na outra o pimento durante 10 minutos, sempre a mexer em fogo médio/forte. Tempere-os com sal. Quando estiverem prontos, coloque-os na taça onde vai fazer a salada. Pode retirar os legumes com a escumadeira para aproveitar o azeite para os próximos legumes. Se os legumes levarem azeite com eles, não faz mal porque já tempera a salada.
  3. Depois, salteie a beringela durante cerca 15 minutos numa das frigideiras que usou anteriormente. Se necessário, acrescente um pouco de azeite na frigideira. Tempere com sal. Junte à curgete e ao pimento. Ao mesmo tempo, na outra frigideira, pode saltear a cebola cerca de 10 minutos ou menos, até que fique translúcida. Esta não precisa de ser temperada. Acrescente-a aos restantes legumes.
  4. Quando os legumes estiverem mornos, junte os cubinhos de tomate. Acrescente uma ou duas colheres de azeite. Descasque os dentes de alho e rale-os para dentro da salada. Misture bem e delicie-se! Pode comê-la morna ou fresca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.