Carne de porco estufada com batata e “pickles” de curgete
Eu adoro carne de porco à alentejana, mas nem sempre tenho pickles ou ameijoas à mão. Por outro lado, é uma comida um pouco pesada para mim por ter muitos fritos. Por isso, adaptei essa receita de forma a que fosse mais saudável (com batatas feitas no forno) e com legumes para dar a ilusão dos pickles (a curgete marinada). Parece uma receita um pouco complicada porque tem muitas etapas diferentes, mas depois de a fazer uma ou duas vezes, já será mais fácil e mais rápido. Convém é deixar a carne marinar o tempo indicado para que fique super saborosa e com um molhinho delicioso. Boa aventura!
Ingredientes: (para 4 a 6 pessoas)
- 1kg de carne de porco cortada aos bocadinhos
- 4 alhos
- 2 folhas de louro
- 1 colher de sopa de massa de pimentão
- sal e pimenta q.b.
- 0,5l de vinho branco
- 12 batatas médias
- 1 cebola grande
- 1 pimento vermelho
- 1 curgete
- coentros frescos q.b.
- azeitonas q.b.
- azeite q.b.
Para a marinada da curgete:
- azeite q.b.
- vinagre balsâmico q.b.
- 1 dente de alho ralado
- sal grosso q.b.
Preparação:
Preparação da marinada:
1.Numa tigela, esmague os 4 alhos, junte o louro, a colher de sopa de massa de pimentão, o sal grosso e a pimenta. Corte a carne em cubos médios e junte-a aos ingredientes que preparou. Mexa bem. Acrescente o vinho branco e volte a misturar. Deixe a marinar no frigorífico no mínimo 2 horas ou até de um dia para o outro.
A carne:
2. Verta um fio de azeite num tacho e quando o azeite estiver quente, verta lá os pedaços de carne escorridos da marinada e refogue-os até que fiquem dourados. Se vir que ganha muito líquido, verta-o para uma taça e reserve para usar mais tarde. Enquanto a carne cozinha, descasque a cebola, corte-a ao meio e corte-a em fatias fininhas. Corte também o pimento em fatias finas.
3. Quando a carne estiver alourada, junte a cebola e depois o pimento. Quando a cebola estiver translúcida, acrescente a marinada e o líquido que reservou há pouca na taça (se for o caso). Quando ferver, deixe ferver devagarinho em lume brando até a carne ficar tenra (cerca de 1 hora para mim).
As curgetes marinadas:
4. Enquanto a carne está a cozinhar, lave a curgete e corte-a às rodelas fininhas. Coloque-as numa taça, acrescente um pouco de sal grosso, um alho ralado, uma colher de sopa de azeite e uma de vinagre balsâmico (ou 1/2, se não quiser que fique com um sabor forte a vinagre). Prove e ajuste os temperos a seu gosto. Reserve.
As batatas:
5. Cerca de 30 minutos depois da carne estar a cozer, pré-aqueça o forno a 190ºC com ventoinha com as duas resistências ligadas.
6. Descasque as batatas, lave-as e enxugue-as bem. Corte-as em cubos médios. Coloque-os numa taça onde caibam todas e verta 2 colheres de sopa de azeite e polvilhe com um pouco de sal grosso. Misture bem de forma a que todas as batatas fiquem envolvidas com o azeite.
7. Coloque uma folha de papel vegetal no tabuleiro do forno e coloque lá as batatas, de forma a que fiquem o menos sobrepostas possível. O ideal seria ficarem todas separadas. A folha vegetal é opcional, mas evita que as batatas agarrem ao tabuleiro. Coloque a assar no forno cerca de 20 a 30 minutos ou até ficarem douradas como as batatas fritas. Vá espreitando.
As curgetes:
8. Enquanto a carne e as batatas cozem, verta as curgetes com a marinada numa frigideira e cozinhe-as até ficarem tenras e a marinada evaporar. Mexa de vez em quando.
Finalização e montagem:
9. Quando a carne e as batatas estiverem prontas, verter para uma assadeira a carne com o molho e por cima uma grande parte das batatas (reserve algumas para colocar no fim e ficarem crocantes porque não entram logo em contacto com o molho) e misturar. Depois acrescentar as azeitonas e as curgetes e, finalmente, por cima, as restantes batatas para ficarem crocantes e os coentros frescos lavados e picados.
Nota: claro que também se pode fazer esta receita com batats fritas, mas ficaria mais pesada e, no fim das contas, daria talvez mais trabalho.