Croquetes de couve-flor e parmesão
Eu compro os meus legumes diretamente ao produtor. De 15 em 15 dias, traz-me um cabaz de 7 kg com legumes variados e alguma fruta. O divertido é que não posso escolher o que vem. É-me entregue os legumes da época. E quando começou a chegar couve-flor, tive de arranjar receitas para a cozinhar, já que não gosto muito dela só cozida. Adaptei esta receita que me permitiu fazer um acompanhamento diferente, relativamente saudável e completo que todos adoraram. Dá um pouco de trabalho, mas vale a pena tentar. Em vez de dois queijos, podemos usar só um deles se não tivermos os dois em casa.

Ingredientes:
- 1 ovo
- 1/2 couve-flor grande ou 1 pequena
- 1 cebola pequena picada
- 25g de parmesão ralado
- 25g de emental ralado
- 30g de pão ralado
- 1 batata grande (cerca de 250 a 300g)
- azeite
- cebolinho ou salsa q.b.
- sal e pimenta
Preparação:
- Desfaça a couve-flor de forma a guardar os raminhos e lave-a.
- Coza a couve-flor e a batata em água salgada ou a vapor até ficarem tenras (cerca de 20 minutos ou 30 a vapor). O garfo tem de picar a couve-flor sem resistência. Escorra-as bem e, numa taça, esmague-as com um garfo ou um utensílio para fazer puré. Se for a vapor terá menos água. De outra forma, escorra bem senão a mistura acaba por ficar mais líquida.
- Pré-aqueça o forno a 190ºC.
- Pique a cebola e acrescente-a à mistura de batata e couve-flor.
- Acrescente o pão ralado, misture, e de seguida, acrescente os queijos ralados. Prove e retifique os temperos com sal e pimenta.
- Acrescente o ovo e misture bem.
- Acrescente o cebolinho cortado aos bocadinhos com uma tesoura.
- Com duas colheres de sopa, forme pastéis como os bolinhos de bacalhau. Coloque-os um a um em cima do tabuleiro do forno forrado com papel vegetal ou numa assadeira.
- Pincele os croquetes com azeite e asse-os no forno durante 15 minutos, até que estejam dourados. Sirva em acompanhamento com ou sem molho.