Bolo mágico de framboesa
Descobri esta receita quando andava pela Internet à procura de uma receita com framboesas para gastar algumas que tinha congeladas. É uma receita que se faz sem robô (à exceção das claras em castelo) e que dá um resultado engraçado. Diz-se que é um bolo mágico porque fica com três camadas diferentes a partir da mesma massa. No fundo fica uma camada parecida com o pudim, no meio parece um creme e a última parece bolo. É um bolo ótimo para a sobremesa porque tem de repousar no frigorífico pelo menos duas horas e torna o fim de uma refeição leve e fresco. Agora é só experimentar!
Preparação: 20 minutos + 1h de repouso Cozedura: 50 minutos
Ingredientes:
- 4 ovos
- 140g de açúcar
- 1/2l de leite
- uma vagem de baunilha
- 125g de manteiga derretida
- 115g de farinha
- 150g de framboesas frescas ou congeladas
Para a decoração (opcional):
- Framboesas frescas para a decoração
- Açúcar em pó q.b.
Preparação:
- Se usar uma forma sem ser de silicone, deve untá-la bem com manteiga e farinha e colocar papel vegetal no fundo. A forma deve ter preferencialmente 24 cm de diâmetro.
- Aqueça o leite com as sementes que retirou da vagem de baunilha e a vagem aberta. Para retirar as sementes da vagem, deve fazer uma incisão ao longo da vagem com a ponta de uma faca e raspar as sementes que estão dentro com a lâmina. Quando o leite começar a ferver, deve apagar o lume e deixá-lo arrefecer até ficar à temperatura ambiente (idealmente 1h). Retire depois a vagem de baunilha.
- Pré-aqueça o forno a 150ºC.
- Parta os ovos e separe as gemas das claras. Bata as gemas com o açúcar com uma vara de arames até a mistura ficar esbranquiçada.
- Acrescente a manteiga derretida e a farinha peneirada. Vá diluindo aos poucos esta mistura com o leite baunilhado já arrefecido. Reserve.
- Bata agora as claras em castelo bem firmes e acrescente-as ao preparado anterior. Para isso, utilize uma vara de arames e misture as claras em castelo sem as desfazer/envolver totalmente. Tem de haver bastantes bocados de claras em castelo à superfície para obter o efeito desejado das 3 camadas.
- Espalhe as framboesas no fundo da forma untada e forrada com papel vegetal ou a forma de silicone (durante a cozedura, elas irão para o meio do bolo). Verta o preparado por cima das framboesas e, se necessário, alise com a lâmina de uma faca ou uma espátula deixando sempre as claras em castelo visíveis.
- Coloque no forno durante 50 minutos. No fim da cozedura, o bolo deve tremer ligeiramente no meio quando abanado. Se lhe parece ainda demasiado líquido, deve deixá-lo cozer mais 5 minutos. Retire do forno e deixe o bolo arrefecer no frigorífico pelo menos 2 horas (é imprescindível).
- Desenforme o bolo e coloque-o num prato. Pode decorá-lo com framboesas frescas e polvilhá-lo com açúcar em pó.