Dedos de bruxa

Deixo aqui uma receita para fazerem com os miúdos no dia de Halloween. Estas bolachas em forma de dedos de bruxa são muito saborosas e fáceis de fazer. É quase como se fosse plasticina. É mais fácil fazer com um robô mas também dá para fazer à mão. Para acompanhar podem fazer um molho de framboesas ou de frutos vermelhos e tornar as bolachas ainda mais assustadoras!

Ingredientes (para cerca de 25 dedos):

  • 260g de farinha
  • 80g de açúcar em pó
  • 60g de ovos
  • 150g de manteiga
  • 42g de amêndoa moída
  • amêndoas inteiras sem pele de preferência q.b.
  • uma gema de ovo para pincelar as bolachas (opcional)
  • chocolate derretido q.b. para colar a amêndoa (opcional)

Preparação:

Batedor em “pá”
  1. Na taça do robô com o batedor “pá”, bata a velocidade lenta a manteiga com o açúcar em pó até obter uma espécie de pomada. Também dá para fazer à mão com a ajuda de uma espátula ou de uma colher de pau.
  2. Depois, acrescente a amêndoa moída, os ovos e a farinha peneirada. Não trabalhe demasiado a massa, tire-a da taça e amasse-a rapidamente à mão até obter uma bola. Envolva a massa em película aderente e coloque-a no frigorífico entre 30 minutos e uma hora para endurecer e ser mais fácil de trabalhar.
  3. Depois da massa ter repousado, para moldar as bolachas em forma de dedo, tente fazer rolinhos com o tamanho de um dedo fino e com uma faca desenhe as dobras. No fim, coloque uma amêndoa inteira na ponta para simular a unha. Pode-se retirar a pele das amêndoas em água a ferver.
  4. Coloque as bolachas já moldadas no frigorífico cerca de 30 minutos. Pode não fazê-lo mas não ficam tão bonitas. Entretanto, pré-aqueça o forno a 170ºC.
  5. Antes de ir ao forno, pode pincelar as bolachas com a gema de um ovo batida. Coloque no forno durante 20 minutos até estarem douradinhas. Deixe-as arrefecer em cima de uma grelha.

Nota: Se quiser, para torná-las mais assustadoras, pode verter por cima molho de framboesa.

Para que as amêndoas não caiam, podem colá-las com chocolate derretido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.