Mussaka leve

Deixo aqui uma receita da mussaka, uma receita grega conhecida um pouco por todo o mundo, mas numa versão mais leve. A beringela é assada e não leva molho branco. É deliciosa com um pouco de arroz branco a acompanhar ou até massa. É uma receita que demora um pouco a fazer mas que é deliciosa. Pode pedir a colaboração dos mais pequenos para pincelar as beringelas, partir e bater os ovos e para a montagem final. Até os mais pequeninos o podem fazer e sempre é mais um momento de aprendizagem e de tempo de qualidade em família! E pode ser que os mais reticentes passem a apreciar a beringela! Divirtam-se e deliciem-se!

Ingredientes (para 4 a 6 pessoas):

  • 300g de carne picada (borrego, porco, vitela ou até um misto de duas carnes)
  • 2 beringelas médias
  • 2 latas pequenas de tomate pelado ou 800g de tomate fresco
  • 1 cebola grande picada
  • 1 dente de alho ralado o sumo de 1 limão pequeno ou ½ limão grande
  • 2 ovos
  • queijo emental ralado q.b.
  • um raminho de salsa picado
  • 1 colher de café rasa de cominhos em pó (opcional)
  • azeite e sal q.b.

Preparação:

O molho de tomate com carne:

1. Num tacho, aqueça 2 colheres de sopa de azeite. Quando estiver quente, junte a cebola picada e vá mexendo até ficar translúcida. Depois, acrescente a carne picada e vá mexendo até ficar alourada e sem água.

2. De seguida, acrescente o tomate cortado em pedacinhos ou até passado na varinha se não gostar de bocadinhos. (Se quiser colocar tomate fresco, também pode tirar-lhes a pele.) Acrescente também o concentrado de tomate, a salsa, o cominho e tempere com sal e pimenta. Envolva bem e deixe cozinhar durante 40 minutos em lume brando. Mexa de vez em quando e quando faltarem 5 minutos para o fim acrescente o dente de alho ralado.

As beringelas:

Enquanto o molho cozinha trate das beringelas

1- Aqueça o forno a 180ºC

2- Lave as beringelas e corte fora a parte verde de uma das pontas. Deixe a casca e corte-as em fatias com cerca de 1 cm de grossura seguindo o seu comprimento (não cortar às rodelas) para obter plaquinhas tipo lasanha.

3. Coloque as fatias umas ao lado das outras no tabuleiro do forno forrado com papel vegetal, pincele-as com azeite e polvilhe-as com uma pitada de sal grosso, de preferência flor de sal.

4. Coloque no forno a 180º durante 5 a 10 minutos, até ficar acastanhada.

5. Quando achar que estão no ponto, retire o tabuleiro e vire as fatias do outro lado. Pincele outra vez com azeite, mas não ponha sal. Coloque novamente no forno e siga o mesmo procedimento que da primeira vez.

6. Quando estiverem prontas reserve e repita o processo até acabar todas as fatias que cortou. Convém ir cortando à medida que quer colocar no forno, uma vez que a beringela oxida rapidamente. Elas devem ficar acastanhadas e bem molinhas.

Nota: Não desligue o forno, aumente para 210º para a finalização da receita.

Montagem:

Quando o molho de carne estiver pronto, coloque numa travessa média/grande de ir ao forno, uma camada de fatias de beringela no fundo, molho de tomate com carne, outra camada de beringela e assim sucessivamente até acabar os ingredientes. A última camada tem de ser de beringela.

Finalização:

Finalmente, verta por cima os ovos que foram batidos em omelete juntamente com o sumo de limão e temperados com sal e pimenta. Deixe espalhar bem, polvilhe com emental e coloque no forno cerca de 10 a 20 minutos a 210º C só para dar tempo aos ovos de cozerem e o prato ficar douradinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.