Creme de chocolate e avelãs

Hoje vou deixar a receita de um creme de chocolate e avelãs que, como devem imaginar, serve para substituir a nutella cá em casa. Deve haver muito pouca gente neste planeta que não gosta de nutella. Mas depois, quando se vai a ver os ingredientes, chega a deceção: muito açúcar e gordura de palma, tão falada ultimamente e não pelas melhores razões. Então decidi fazer um creme para enganar as pupilas do pessoal cá de casa sem os prejudicar tanto como o creme original. Tem a mesma textura e o mesmo gosto? Perguntam vocês. Claro que não! É menos doce e a textura não é tão líquida e suave. Sente-se um pouco a avelã triturada, mas não incomoda nada. Depois, é uma questão de experimentarem. Cá em casa, já foi adotada. E quando comem nutella, por exemplo em casa dos amigos, todos dizem ser enjoativo por ser demasiado doce. Come já disse aqui é uma questão de educar o paladar para o menos doce. O nosso organismo agradece.

  • Para fazer esta receita precisa de um robô com alguma potência e resistência para picar a avelã até obter um creme. Para além disso, só precisa de chocolate e azeite e um frasco para guardar o creme que se conserva fora do frigorífico. Mais fácil não há!

Ingredientes:

  • 200g de avelãs torradas e descascadas ou amêndoas
  • 140g de chocolate preto ou de leite de culinária ou uma mistura dos dois consoante gostem de mais ou menos doce
  • 1 colher de sopa de cacau em pó
  • 1 colher de sopa de azeite bem cheia
  • 1 pitada de sal (opcional)

Preparação:

  1. Torrar as avelãs no forno a 160ºC durante 10 a 15 minutos. Quando estiverem prontas, esfregá-las umas nas outras para retirar a casca.
  2. Quando estiverem frias, colocar as avelãs num robô ou picadora e triturá-las até obter uma pasta líquida. Tem de ir abrindo e juntando a pasta. Este processo demora algum tempo. Cuidado para não sobreaquecer o robô.
  3. Derreter o chocolate em banho-maria ou no micro-onda. Juntá-lo à pasta de avelã e triturar de novo para que fique um creme homogéneo.
  4. Acrescentar o cacau e o azeite e triturar de novo até que tudo fique bem ligado.
  5. Colocar num frasco e conservar à temperatura ambiente.

Nota: quando se acaba de fazer, o creme é muito líquido. Depois, ao arrefecer vai ficando mais sólido. De inverno, o creme é mais sólido e de verão mais líquido por causa do calor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.