Biscoitos de canela e aveia

Os biscoitos de canela são fáceis de fazer e ninguém resiste a dar uma trinca num. É uma receita muito fácil para fazer com os mais pequenos já que os biscoitos são bolinhas achatadas moldadas à mão. Esta receita é uma variante que eu fiz da receita original. Acaba por ser mais saudável porque leva menos açúcar, aveia e trigo integral. São ótimos para oferecer no Natal e conservam-se bem num saco de plástico (daqueles altinhos como os que se enchem com gomas) bem fechado durante uma boa semana. Experimentem!

Ingredientes:

  • 100g de farinha de aveia ou de flocos de aveia triturados
  • 100g de farinha de trigo integral (ou normal, caso não tenha integral)
  • 100g de farinha de trigo
  • 50g de açúcar amarelo
  • 125g de manteiga
  • canela e açúcar branco q.b.
  • 1 ovo

Preparação:

  1. Aqueça o forno a 180ºC.
  2. Coloque todos os ingredientes numa taça. Misture primeiro com uma colher de pau e quando já for difícil de continuar a trabalhar a massa assim, amasse-a com as mãos até obter uma bola homogénea.
  3. Para a moldagem dos biscoitos, tente fazê-los mais ao menos do mesmo tamanho para que cozam todos durante o mesmo tempo. Pode usar uma colher de chá por exemplo para retirar mais ao menos a mesma quantidade de massa. É o que eu costumo fazer. O tamanho é como quiserem. Eu nem faço bolachas mais para o pequeno. Coze mais rápido e come-se mais facilmente.
  4. Prepare numa tacinha uma mistura de açúcar e canela como para os doces natalícios. A quantidade de cada depende dos gostos. Se for mais guloso terá mais açúcar, se gostar mais de canela terá mais canela. Se não gostar de canela, pode passá-las só por açúcar.
  5. Retire massa e molde com as mãos pequenas bolas e achate-as ligeiramente. Passe-as pela mistura de açúcar e canela e coloque os biscoitos num tabuleiro com uma folha de papel vegetal ou com um tapete de silicone próprio para o forno.
  6. Coza a 180ºC durante cerca de 15 a 20 minutos, dependendo do forno e do tamanho dos biscoitos. Retire e deixe-os arrefecer em cima de uma grelha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.