Lentilhas

A lentilha é uma leguminosa que não costuma fazer parte da nossa dieta habitual, embora ultimamente parece haver cada vez mais pessoas a adotá-la pelos seus benefícios.

Existem vários tipos de lentilhas: as lentilhas verdes ou francesas, as castanhas, as vermelhas e as negras. Por cá encontramos mais facilmente as vermelhas e as castanhas.

Contrariamente às outras leguminosas, estas não precisam de ser demolhadas. Apenas têm de ser lavadas antes de usadas e cozidas em água.

Têm é todas um “comportamento” diferente. As verdes e castanhas demoram entre 30 a 45 minutos consoante a consistência desejada. Estas são boas para guisados ou saladas porque mantêm a forma. As vermelhas só necessitam de 15 a 20 minutos de cozedura mas têm tendência a desfazer-se, por isso são sobretudo utilizadas para fazer purés.

Como têm imensos benefícios, são também utilizadas nos pratos vegetarianos para “compensar” a ausência de carne.

1- Fazem bem ao coração. Têm uma grande quantidade de nutirentes essenciais como o magnésio ou o ácido fólico.

2- Permite encher-nos de proteínas sem comer carne. Para que o nosso organismo as assimile melhor, o ideal é associá-las a cereais integrais como o arroz integral, quinoa integral…

3- Têm muitos antioxidantes, com fama de lutar contra o colesterol e o envelhecimento das células.

4- Têm muitas vitaminas e minerais como ferro, magnésio, fósforo, postássio, cálcio… E têm muitas vitaminas do grupo B, nomeadamente B9 e B3.

5- E, finalmente, são pouco calóricas mas saceiam! O que é ótimo para quem tem de ter cuidado com o peso. 115calorias para 100g de lentilhas cozidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.