Só posso ir uma vez por semana às compras! O que devo ter na minha despensa?

Com a correria do dia a dia, não resta muito tempo para ir às compras à semana. E cá entre nós, ir às compras ao supermercado não é uma das atividades mais entusiasmantes a fazer. Por isso, uma despensa bem acondicionada evita mais essa preocupação.

Na minha opinião, numa despensa devíamos ter sempre mercearia: massa, arroz, feijão, lentilhas, grão de bico, bulgur (trigo aos pedaços) e milho. Ter fermento de padeiro é igualmente útil para fazer uma massa de piza caseira. Quem tem robôs simples ou até de tipo bimby ou cuisine companion faz isso rapidamente sem se cansar.

Para poder fazer uns pratinhos aconchegantes, também devemos ter uns três pacotes/latas pequenas de tomates inteiros ou aos bocados, frascos de polpa de tomate e 2 latas de cogumelos. Umas 3 latas de atum também dão jeito.

Em termos de frescos, é sempre bom ter queijo ralado, mozzarela (se estiver a passar de prazo, sempre pode congelar), iogurtes naturais e manteiga.

Quanto aos legumes, os mais versáteis e que se conservam melhor ainda são a beringela, a curgete, a cenoura e uma couve (lombarda ou couve-coração). São ótimos ou para fazer estufados ou salteados. E, claro, ter sempre 1 a 2 kg de cebolas e algumas cabeças de alho para dar gosto aos vossos cozinhados.

No que diz respeito à carne e ao peixe, não há muita opção a não ser tê-los congelados. Dá sempre jeito ter à mão bifes de perú, peitos de frango, coxinhas de frango, pá de porco aos bocados (para estufar), bifanas. Para o peixe, é imprescindível ter o nosso bacalhau, douradinhos (para uma emergência), filetes de pescada, mimos de pescada (dão para fazer muitos pratos diferentes) e salmão ou truta salmonada entre outros peixes. Devemos comprar o peixe fresquinho e congelá-lo em postas, pronto a utilizar. O acondicionamento destes produtos dá um pouco de trabalho, mas é tempo que depois se ganha durante a semana. Depois, o ideal é pensar na véspera o que se vai fazer para o jantar e deixar a descongelar no frigorífico os ingredientes dos quais vamos precisar. Claro que, em horas de aperto, podemos sempre descongelar no micro-onda (mas é menos bom para a comida e para o ambiente;)).

Com isto tudo, dá para fazer inúmeros pratos diferentes, rápidos e saúdáveis ao longo da semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.