Brás de legumes

O brás de legumes já é conhecido de todos e tem a vantagem de podermos colocar lá um pouco do que quisermos em termos de legumes. Para além disso é uma receita vegetariana que faz bem ao corpo e ao ambiente. Assim, esta receita é uma primeira sugestão para fazer os meninos gostar de legumes. Para isso, nada como iludi-los. Do que gostam eles? De batatas fritas! E do que não gostamos nós? De fritar alimentos porque faz mal e SUJA a cozinha! Por isso, vamos fazer toda a gente feliz. Vamos fazer batatas no forno que parecem batatas fritas só que não sujam a cozinha nem têm praticamente gordura nenhuma. Claro que esta forma de cozinhar as batatas poderá ser utilizada para substituir as batatas fritas em muitas receitas sem que elas deixem de ser deliciosas. E é uma receita simples em que toda a família pode ajudar e rápida porque enquanto se salteiam os legumes, as batatas cozinham-se sozinhas. Aqui vai então!

Brás de legumes

Para 4 pessoas:

Ingredientes:

  • 6 a 8 batatas consoante o tamanho e o apetite
  • 1 cebola
  • 1 cenoura grande ou 2 pequenas
  • 1 curgete
  • 1/2 de pimento vermelho
  • 3 ovos
  • 2 colheres de sopa de leite

Estas quantidades podem ser adaptadas consoante o gosto de cada um e também podem ser acrescentados outros ingredientes como cogumelos por exemplo.

Preparação

1- Comece por preparar as batatas. Pré-aqueça o forno a 190º com ventilação ou 200º sem ventilação. Entretanto, descasque as batatas, lave-as e seque-as com um pano limpo. Corte-as em palitos fininhos, parecidos com os da batata palha. Numa taça, coloque as batatas cortadas em palitos fininhos, verta duas colheres de sopa de azeite e salpique de umas pedras de sal. Misture tudo até as batatas ficarem envolvidas com o azeite. No tabuleiro do forno, coloque uma folha de papel vegetal e espalhe por cima as batatas. O ideal é não ficarem sobrepostas para ficarem tostadas. Ponha ao forno durante cerca de 20 a 30 minutos. Vá espreitando e quando começarem a ficar douradas, vire-as para dourarem um pouco por todo. Quando acharem que estão tostadas o suficiente, estão prontas.

2- Enquanto as batatas assam, prepare os legumes. Descasque a cebola e corte-a ao meio. Depois corte às fatias finas, mas não demasiado finas para não esturrarem quando forem a saltear. Descasque as cenouras e corte-a em pequenos palitos fininhos. Corte o pimento em fatias finas e a curgete em palitos um pouco mais grossos do que a cenoura. Antes de saltear os legumes, bata os ovos, tempere com sal e pimenta e acrescenta duas colheres de sopa de leite. Bata até ficar homogéneo.

3- Num wok ou numa frigideira, coloque um fio de azeite e quando estiver bem quente, coloque o pimento, a cebola e a cenoura a saltear em lume forte com uma pitada de sal grosso. Vá mexendo sempre durante alguns minutos para não esturrar e, no fim, acrescente os palitos de curgete durante uns minutos (cozem mais rapidamente). Se gostar mais dos legumes crocantes saltei-os pouco tempo, se gostar deles mais molinhos, saltei-os mais tempo. Vá provando e assim também já retifica os temperos.

4- Uma vez as batatas prontas e os legumes salteados, junte as batatas aos legumes e verta rapidamente os ovos batidos nesses ingredientes e vá mexendo para envolvê-los. Cozinhe mais ou menos os ovos, de acordo com a cremosidade que deseja.

Nota: se quiser, pode reservar algumas batatas à parte e colocar no fim para ter mais alguma crocância no prato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.