Grão de bico com bacalhau, broa e legumes salteados

Todos conhecemos o prato tradicional da salada de grão de bico com bacalhau, batata, ovo, cebola picada e salsa. Todos gostávamos desta receita mas eu achava que pecava por não ter legumes. Então, adaptei-a e criei esta receita que vos proponho a seguir. Os legumes que podem usar podem ser vários e de acordo com o que tiver em casa e a estação do ano. Na foto, por exemplo, usei ervilhas de quebrar porque estava na época delas. Eu vou colocar uma proposta com vários, mas depois cada um adapta consoante os seus gostos. Podem aumentar ou diminuir a quantidade de cada ingrediente ao vosso gosto. O que proponho é só um guia. Experimentem e dêem a provar aos mais novos! Cá em casa todos adoramos! E a vantagem é que se pode comer quente ou frio como salada de verão. Também é uma boa opção para levar para um piquenique. Basta levar o molho num frasquinho à parte e temperar na hora.

Quanto ao grão de bico, podem usar de lata ou seco previamente demolhado em água fria durante 23 a 24 horas. Eu costumo demolhar 500g por exemplo e depois de demolhado congelo e vou tirando conforme preciso.

Ingredientes (para 4 pessoas):

  • 1 posta grande de bacalhau (de preferência do lombo) ou 2 pequenas
  • 450g de grão de bico cozido ou 1 lata de grão de bico cozido das grandes
  • 1 cebola grande
  • 1 curgete
  • 1/2 pimento vermelho
  • 1/4 de couve lombarda
  • 1 cenoura grande ou 2 pequenas
  • 2 ovos
  • 150g de broa de milho
  • azeitonas pretas q.b. (opcional)
  • azeite e vinagre balsâmico q.b.

Preparação:

1.Coza o grão de bico, se for o caso, em água durante o tempo necessário, dependendo se usa ou não panela de pressão. Conte sempre 1h a 1h30. Coloque o sal mais para o fim do tempo de cozedura senão o grão de bico fica duro. Coza também os ovos durante 9 minutos em água a ferver. Coza o bacalhau da seguinte forma: coloque-o em água fria. Quando a água começar a ferver, desligue e deixe lá ficar o bacalhau enquanto prepara o resto da receita ou cerca de 20 minutos.

2. Descasque a cebola e corte-a ao meio e depois cada uma das partes outra vez em dois bocados. Desses pedaços corte fatias finas. Reserve. Descasque as cenouras, lave-as e corte-as ao palitos finos, tipo juliana (4 cm de comprimento e 0,5 cm de largura). Lave a curgete e o pimento e corte-os da mesma forma que procedeu com a cenoura. Corte também a couve-lombarda em finas fatias também com cerca de 4 cm de comprimento.

3. Quando tiver todos os legumes cortados, coloque num wok ou numa frigideira com beiras altas um pouco de azeite. Quando estiver quente, deite para lá os legumes todos e saltei-os até a cebola ficar translúcida e a couve murcha mexendo com duas colheres de pau, por exemplo. Tempere com sal e vá provando. Os legumes têm de estar cozidos mas ainda um pouco crocantes. Se quiser que fiquem mais cozidos saltei-os durante mais tempo.

4. Tire as espinhas ao bacalhau cozido e desfaça-o em lascas. Desfaça também a broa em pedaços pequenos.

5. Numa grande taça misture ao grão de bico, o bacalhau, os ovos cortados aos bocadinhos, a broa, os legumes salteados e as azeitonas se quiser. Tempere no prato individual com 3 colheres de azeite e 1 ou 2 de vinagre balsâmico consoante o gosto. Não temperando na taça, se sobrar, conserva-se melhor sem molho. Sirva quente ou frio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.