Bifes de perú à italiana

Pelo que me tenho apercebido, a beringela é um legume pouco amado, ou porque não se sabe como o cozinhar ou porque já a provaram mas não gostam da textura… enfim… não é lá muito apreciado. Mas está mal! É tão boa e faz tão bem! Por isso, proponho uma receita fácil de fazer e deliciosa com beringela e mozzarela (sempre é mais apreciada pelos pequenos, sobretudo nas pizas).

É uma receita que pode ser feita com os mais novos. Eles podem ajudar na preparação da beringela, quando tiverem de a pincelar! Vão gostar de certeza. E depois, participar na realização do prato que se vai comer a seguir cria uma ligação especial com ele. As crianças ficam curiosas de provar o que fizeram para ver se é bom. Há um certo orgulho no trabalho realizado. E aí, já ultrapassamos um dos grandes obstáculos com o qual nos deparamos quando queremos que os nossos pequerruchos provem legumes novos que é : “bah, não quero, não gosto de legumes!”. O aspeto não é dos melhores, confesso, mas é um prato delicioso que podem acompanhar com massa. Vamos a isso!


Para 4 pessoas:

Ingredientes:

  • 4 bifes de perú finos.
  • 2 bolas de mozzarela
  • 1 beringela grande ou 2 pequenas
  • azeite q.b.
  • sal q.b.
  • 6 colheres de sopa de vinagre balsâmico (ou mais se quiserem mais molho)
  • 6 colheres de sopa de vinho do Porto (ou mais se quiserem mais molho)

Preparação:

Preparação das beringelas assadas:

1 – Pré aqueça o forno a 180º. Lave as beringelas e corte fora a parte verde de uma das pontas.

2- Corte as beringelas às fatias (com casca) com cerca de 1 cm de grossura seguindo o seu comprimento (não cortar às rodelas) para obter plaquinhas tipo lasanha.

3. Coloque as fatias umas ao lado das outras no tabuleiro do forno forrado com papel vegetal, pincele-as com azeite (que colocou previamente numa tacinha, é mais fácil) e polvilhe-as com uma pitada de sal grosso de preferência flor de sal (é aqui que os pequenos podem ajudar).

4. Coloque no forno a 180º durante 5 a 10 minutos, até ficar acastanhada. São cerca de 10 minutos, mas vá vigiando.

5. Quando achar que estão no ponto, retire o tabuleiro e vire as fatias do outro lado. Pincele outra vez com azeite, mas não ponha sal. Coloque novamente no forno e siga o mesmo procedimento que da primeira vez.

6. Quando estiverem prontas reserve e repita o processo até acabar todas as fatias que cortou, caso não tenha conseguido colocar todas as fatias de uma só vez. Convém ir cortando à medida que quer colocar no forno, uma vez que a beringela oxida rapidamente. Elas devem ficar acastanhadas e bem molinhas. Deixe o forno ligado para o fim da receita.

Restante preparação:

7- Tempere os bifes com sal fino e pimenta e frite-os numa frigideira com um fio de azeite 3 a 4 minutos de cada lado. Depois, coloque os bifes numa assadeira pequena de forma a que fiquem todos juntinhos, uma vez que este prato funciona por camadas.

8- Por cima dos bifes, coloque as fatias de beringela e, por fim, a mozarela cortada às fatias.

8- Na frigideira onde cozinhou os bifes, acrescenta as 6 colheres de sopa de vinho do Porto e as 6 colheres de vinagre balsâmico e deixe reduzir alguns instantes. Quando estiver no ponto, verta por cima do preparado da assadeira e coloque a gratinar durante 10 minutos ou até a mozarela derreter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.