Tarte de limão
A tarte de limão fresquinha é deliciosa para os tempos mais quentes. Vou deixar aqui uma receita de tarte de limão simples sem leite condensado. Por isso, é mais ácida do que as tartes de limão que costumamos comer mas também mais leve. Tem como base massa areada e um recheio à base de sumo de limão e água. Se quiserem, no fim, podem cobri-la com merengue e voltar a colocá-la no forno para tostar o merengue.
Se sobrar massa areada, podem fazer biscoitos. São simples mas bons.
Ingredientes:
Para a massa areada:
- 250g de farinha
- 140 g de manteiga cortada em cubos
- 100g de açúcar
- 1 gema de ovo
Para o recheio:
- 125 g de açúcar (ou 100g para quem quer mais ácido e menos doce)
- 1 pacote de açúcar baunilhado
- 20g de maizena
- o sumo de 1 limão
- 1 ovo
- 1 copo de água
- 1 noz de manteiga
Preparação:
Massa areada:
1- Peneire a farinha e acresente a manteiga cortada em pequenos cubos e o açúcar. Com as mãos e as pontas dos dedos misture a manteiga aos ingredientes secos até obter uma massa que parece areia.
2- Acrescente depois a gema de ovo e amasse com as mãos até obter uma bola de massa lisa. Embrulhe com papel aderente e coloque no frio idealmente 2h a repousar (se não der tanto tempo, pelo menos 30 minutos).
Recheio:
1- Um pouco antes do fim do repouso da massa areada, aqueça o forno a 180ºC. Quando a massa estiver pronta, estende-a com cerca de 3 ou 4 mm de altura por cima de uma folha de papel vegetal e coloque a massa com o papel vegetal dentro de uma tarteira. Deixe-a cozer sem recheio 20 a 30 minutos.
2- Entretanto, prepare o recheio. Misture num tacho o açúcar e o açúcar baunilhado a maizena e o ovo inteiro. Acrescente o sumo de limão e a água e misture.
3- Aqueça esta misture mexendo sempre. Quando ferver, retire-o do lume e acrescente uma noz de manteiga.
Finalização:
1- Tire o fundo da tarte do forno e verta dentro o recheio que acabou de preparar. Volte a colocar no forno a 160ºC durante 20 minutos.
2- Sirva frio e, se quiser, pode polvilhá-la com açúcar em pó.