Granola de chocolate e frutos secos

Todas as crianças adoram cereais para o pequeno-almoço, mas também todos sabemos que a maior parte deles têm muito açúcar e gorduras indesejáveis como a de palma. Eu tenho tentado evitar comprar esses cereais e, para compensar, tenho feito em casa uma granola que não é como as do comércio, obviamente, mas deu para educar o paladar dos miúdos. Eles misturam-na com os corn flakes normais e já não ficam com aquela vontade incontrolável de cereais cheios de chocolate e extra-doces. Esta receita foi uma adaptação de uma que encontrei numa revista. Apenas diminui a quantidade de doce e chocolate. Claro que, consoante os gostos podem aumentar a quantidade de frutos secos ou de chocolate.

É uma receita ótima para fazerem com os mais novos, é só misturar os ingredientes e já está. Eles gostam sempre de participar na elaboração do que vão comer. E assim, vêem como se processam as coisas e sabem o que comem.

Ingredientes:

  • 250g de aveia fina
  • 4 colheres de sopa de mel
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • 100g de frutos secos à escolha (ou nozes ou amêndoas ou avelãs ou uma mistura de dois ou três)
  • 110g de chocolate a 70% ou chocolate de culinária simples consoante os gostos
  • frutas desidratadas (opcional)

Preparação:

1- Pré-aqueça o forno a 170ºC.

2- Coloque a aveia num tabuleiro que possa ir ao forno e acrescente o mel e o azeite. Misture até os ingredientes ficarem bem envolvidos. Junte os frutos secos e volte a mexer para que fiquem distribuídos uniformemente pela aveia.

3- Leve ao forno pré-aquecido durante cerca de 15 minutos. Vá mexendo de vez em quando para que tudo toste por igual. Retire do forno, mexa e deixe arrefecer.

4- Entretanto, corte o chocolate em pedacinhos e misture-os ao preparado anterior quando este estiver frio. Se quiser utilizar fruta desidratada, pode misturar também agora ou colocar ao pequeno almoço quando o desejar. Deve guardar esta granola numa caixa hermética ou num frasco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.