Gnocci de batata doce e molho de tomate

Já tem aqui uma receita de gnocci com ervas. Agora deixo uma receita de gnocci de batata doce que experimentei e gostei. Neste caso acompanhei-os com um molho de tomate caseiro, mas também podem variar o acompanhamento. Podem, por exemplo, acompanhá-los com uns cogumelos salteados com cebola e alho. Para isso, salteie os gnocci depois de os cozer numa frigideira com azeite e misture-os, quando estiverem crocantes, com o salteado de cogumelos e polvilhe de salsa picada e parmesão.Para uma melhor organização, é melhor começar por cozer a batata doce. Enquanto isso, faça o molho de tomate que irá cozinhando devagarinho enquanto finalizar os gnocci.

A receita de molho de tomate que deixo aqui serve para muitas outras receitas, tais como esparguete à bolonhesa ou lasanha por exemplo, sabendo que nesses casos, só têm de refogar primeiro a carne picada e depois então continuar com a receita do molho. Claro que nestes casos, como tem a carne, o molho não será triturado com a varinha mágica.

Ingredientes (para 4 pessoas):

Para os gnocci de batata doce:

  • 600g de batata doce
  • 175g de farinha de trigo ou de arroz
  • 40g de parmesão ralado
  • 1 gema de ovo
  • sal e pimenta q.b.

Para o molho de tomate:

  • 3 tomates
  • 100g de polpa de tomate
  • 1 cebola
  • 1 alho
  • 50 ml de água
  • sal q.b.
  • parmesão ralado q.b.

Preparação:

Gnocci:

  1. Descasque a batata doce, corte-a aos pedaços e coza-a a vapor cerca de meia-hora.Também pode cozê-la na água, mas assim estará mais molhada e será necessário ver se terá de acrescentar mais alguma farinha, caso a massa dos gnocci ficar muito mole.
  2. Reduza a batata a puré com um garfo ou outro utensílio, mas não com a varinha mágica.
  3. Tempere com sal e pimenta.
  4. Acrescente a gema de ovo e misture bem.
  5. Acrescente a farinha aos poucos e amasse com as mãos até obter uma massa moldável e macia.
  6. Para fazer os gnocci, divida a massa em quatro partes iguais. Faça rolinhos e corte retângulos com 1,5 cm de comprimento. Faça bolinhas ovais e role-as pelo garfo. Enfarinhe-as bem e coloque-as num tabuleiro enquanto vai fazendo os restantes gnocci.
  7. Aqueça uma boa quantidade de água salgada num tacho grande. Quando a água estiver a ferver, coloque lá aos poucos os gnocci. É melhor não os colocar todos de uma vez para não colarem uns aos outros. Quando os gnocci vierem ao de cima quer dizer que estão cozidos. Retire-os e misture-os no molho de tomate.

Molho de tomate:

  1. Aqueça água até ferver. Lave os tomates e corte uma cruz na parte debaixo para que a pele fique com uma abertura. Quando a água estiver a ferver, coloque lá os tomates alguns segundos e retire-os. Arrefeça-os com água fria e pele-os. A casca sairá muito facilmente. Corte-os aos cubinhos e reserve.
  2. Pique a cebola e refogue-a num fio de azeite numa frigideira (alta de preferência para depois misturar os gnocci ao molho de tomate).
  3. Quando a cebola estiver translúcida, acrescente a polpa de tomate, o tomate cortado aos pedacinhos e a água. Tempere com sal, tape e deixe ferver. Quando estiver a ferver, reduza o lume para o mínimo. O molho tem de continuar a fervilhar devagarinho. Deixe cozinhar por 40 minutos. Vá mexendo de vez em quando. Se achar que o molho está ficar muito seco, acrescente água.
  4. Quando faltarem cerca de 5 minutos para acabar o tempo, rale o alho e acrescente-o ao molho.
  5. No final do tempo, triture o molho com a varinha mágica para ficar homogéneo.
  6. Quando tiver os gnocci e o molho prontos, misture-os e sirva polvilhado com parmesão.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *