Gnocchi com molho de curgete e queijo de cabra

Os gnocchi, de origem italiana, como todos sabem, sempre me despertaram curiosidade. Os primeiros que provei, já lá vão alguns anos, foram de compra e até eram bons. Uma vez mãe, dei a provar esta iguaria italiana aos meus filhos, mas eles não acharam grande piada. O tempo foi passando até que um dia decidi tentar novamente a experiência, mas desta vez com gnocci feitos em casa. E foi um sucesso! Os miúdos adoraram! Por isso, vou deixar aqui uma receita de gnocci que fui buscar a um livro de culinária que tenho sobre massas e uma receita de molho. Eu adoro este molho que tem a vantagem de levar curgetes, mais um legume disfarçado para os meninos comerem. No entanto, é preciso gostar de queijo de cabra porque este sabor não passa despercebido. Quem não gostar de queijo de cabra, pode substitui-lo por outro queijo ralado mais suave. Se não gostar mesmo deste tipo de molho também pode acompanhar os gnocci com um pesto ou até com um bom molho de tomate caseiro.

Os gnocci são ótimos para partilhar um momento engraçado com os mais pequenos porque além de poderem ajudar na mistura dos ingredientes, a confeção dos gnocci assemelha-se muito à manipulação da plasticina. Até os mais pequeninos podem participar, seja a cortar bocadinhos da massa, seja a fazer os rolos ou as bolinhas. E várias pessoas a ajudar, faz-se num instantinho (depois de já ter as batatas cozidas). O molho também é rápido de fazer. Acaba por ser um prato vegetariano delicioso e diferente. Esta receita leva ervas frescas, mas os gnocci também podem ser confecionados sem ervas. Quem quiser acrescentar carne, também o pode fazer. Bacon salteado aos bocadinhos é uma opção válida por exemplo. Divirtam-se!

Ingredientes para 4 pessoas:

Gnocci:

  • 550g de batatas com casca
  • 1 gema de ovo
  • 3 colheres de sopa de parmesão ralado
  • 3 colheres de sopa de ervas frescas picadas (salsa, cebolinho, manjericão) (opcional)
  • 125g de farinha de trigo

Molho de curgete e queijo de cabra:

  • 1 curgete média
  • 2 dentes de alho
  • 3 colheres de sopa de natas de culinária
  • sal e pimenta
  • 80g de queijo de cabra
  • azeite q.b.
  • água de cozedura dos gnocci q.b.

Preparação:

Para os gnocci: 

1- Descasque as batatas, corte-as e coza-as ou a vapor ou em água e sal até que fiquem bem tenras (cerca de 20 minutos cozedura em água e 30 minutos a vapor). Escorra-as bem, deixe-as arrefecer e esmague-as com um garfo ou como se fosse a fazer um puré.

2- Junte às batatas a gema do ovo, o parmesão e as ervas. Misture. Aos poucos vá juntando a farinha até formar uma pasta. Amasse com as mãos até obter uma massa bem homogénea e moldável.

3- Divida a massa em 4 partes iguais e faça rolinhos com cerca de 2 cm de grossura. Depois, com a ajuda de uma faca, corte pedacinhos de 2 cm . Com as mãos, molde bolinhas ovais e passe-as pelos dentes de um garfo levemente enfarinhado para ficarem com as risquinhas típicas dos gnocci. Coloque-os num tabuleiro enfarinhado e cubra até usar.

4- Coza os gnocci, se necessário por duas vezes, num tacho com água e sal. Coloque-os quando a água estiver a ferver. Estão prontos quando flutuarem à superfície. Nessa altura pode retirá-los com uma escumadeira e colocar os restantes a cozer. Reserve-os e quando o molho estiver pronto aquecemo-los no molho. Guarde a água de cozedura.

Para o molho:

1- Lave a curgete e rale-a finamente.

2- Coloque um fio de azeite numa frigideira e quando este estiver quente, acrescente a curgete ralada e os alhos ralados. Deixe cozinhar em lume brando.

3- Quando a curgete estiver tenra, acrescente as natas e o queijo de cabra desfeito aos bocadinhos e, em lume médio, vá mexendo até o queijo derreter completamente. Se vir que o molho está a ficar muito grosso, dilua-o com água de cozedura dos gnocci até ter um molho cremoso. Tempere com sal e pimenta.

4- Junte os gnocci já cozidos ao molho e envolva-os bem. Está pronto a servir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.