Tarte de abóbora salgada

A abóbora é um legume versátil que tanto pode ser utilizado para pratos salgados como doce. Quem não gosta de queijo com doce de abóbora, de papas de abóboras no Halloween ou de bilharacos no Natal?

A receita que escolhi partilhar tanto pode ser usada como entrada ou como prato principal a acompanhar uma sopa, por exemplo. Esta tarte lembra uma quiche mas é muito mais leve porque não leva nem manteiga nem natas como as quiches tradicionais. Ok, leva um pouco de queijo ralado, mas pronto, fica tão bem que era uma pena não aproveitar.

A receita da massa quebrada é “leve” porque não leva gordura. Mas tem a mesma textura da massa quebrada tradicional? Não, de todo. Mas fica aqui tão bem. Fica crocante e casa perfeitamente com o recheio. Podemos comer sem nos sentirmos culpados. Quem quiser, pode enriquecer esta tarte com bocadinhos de bacon, por exemplo. Eu gosto dela assim. Têm de experimentar, é mesmo muito boa. Não se esqueçam de escorrer bem a abóbora.

Para ser mais eficiente na elaboração da receita, uma vez que tem tempo de espera e várias etapas, comece pela massa quebrada e enquanto esta repousa no frigorífico prepare e coza a abóbora. Durante a cozedura da abóbora, faça o refogado dos restantes legumes. Depois é só acrescentar a abóbora e acabar a receita;).

Ingredientes (para 6 pessoas):

Massa quebrada leve:

  • 250g de farinha
  • 100g de iogurte natural
  • 1 ovo
  • ervas aromaticas, tais como óregãos, manjericão… (opcional)
  • uma pitada de sal

Recheio:

  • 750g de abóbora
  • 1 batata média
  • 200g de cebola doce
  • pimenta e sal
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 3 ovos
  • 60g a 80g de queijo emental ralado (ou outro tipo de queijo)

Preparação:

Massa quebrada leve:

1- Num robô, amasse todos os ingredientes durante cerca de 5 minutos a uma velocidade média. Forme uma bola e coloque no frigorífico cerca de 1h para que depois seja mais facilmente de usar.

2- Passado esse tempo, estenda-a com um rolo de pastelaria até ficar com, no máximo, 0,5 cm de altura. Pique o fundo com um garfo e recheie. (Aqui, recheamos e colocamos no forno, mas se for preciso pré-cozê-la para outra receita, fazê-lo durante 10 minutos).

Recheio:

1- Pré-aqueça o forno a 220ºC e unte um a forma de tarte com manteiga e farinha. Ao longo da cozedura, pode baixar a temperatura se vir que está muito quente ou colocar uma folha de alumínio por cima para que não queime.

2- Descasque a abóbora, corte-a em cubos e coze-a durante cerca de 20 minutos na água salgada ou até ficar tenra. Depois de cozida, coa-la no coador e retirar o máximo de água possível carregando com uma colher ou garfo. Depois, esmagá-la com um garfo.

3- Descasque e rale uma batata. Descasque e pique a cebola.

4- Numa frigideira, refogue num pouco de azeite a cebola. Quando estiver translúcida acrescente a batata e quando estas já estiverem quase cozidas a abóbora.

5- Retire do fogo e tempere com sal e pimenta. Vá provando e ajustando. Ao colocar o sal, tenha em conta que ainda vai levar o queijo ralado que também é salgado.

6- Junte os ovos batidos e o queijo ralado.

7- Depois de ligeiramente mais frio, coloque este recheio na forma de tarte onde já colocou a massa quebrada e deixe cozer cerca de 40 minutos. Verifique a cozedura com uma faca que tem de sair limpa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.