Tarte de abrunhos
Agosto é a época dos abrunhos. Este fruto, além de ser uma fonte de vitaminas, minerais e fibras, tem um poder anti-oxidante e é hidratante. Para quem tem um abrunheiro e já não sabe o que fazer com eles, pode fazer compota simples, doce ou esta deliciosa tarte de abrunhos. Se não quiserem fazer a massa quebrada podem comprar no supermercado, mas sinceramente, acho que não se justifica. É tão fácil de fazer e assim sabem o que estão a comer. A maioria das que se vendem no comércio levam muitos aditivos e, em vez de manteiga, umas gorduras duvidosas que só nos fazem mal. Dada a simplicidade da receita, podem pedir aos vossos pequenotes para ajudar na sua preparação. Assim vão treinando a matemática nas pesagens!
Ingredientes (para 6 pessoas) e para uma tarteira de 24 cm de diâmetro:
1 massa quebrada:
- 180g de farinha
- 90g de manteiga
- 30 ml de água fresca
Para pincelar a base da tarte:
- 1 ovo
- 1 colher de sopa de açúcar amarelo
- 1 pitada de canela
Recheio:
- 650g a 700g de abrunhos
- 80g de açúcar amarelo
- 1 colher de sopa de farinha
- 1/2 colher de sopa de canela
Preparação:
- À mão ou num robo com o batedor em “pá”, misturar a farinha com a manteiga aos bocadinhos até obter uma mistura areada. Verter a água, misturar rapidamente a massa e fazer uma bola. Envolva a massa em película aderente e deixe-a repousar no frigorífico enquanto prepara o resto.
- Lavar os abrunhos, enxugá-los e cortá-los em dois.
- Ligar o forno a 200ºC.
- Tirar a massa do frigorífico e estendê-la à medida da tarteira bem untada com manteiga e farinha. Não deve sobrar quase massa nenhuma. Picar o fundo da massa com um garfo.
- Numa taça, bater com um garfo o ovo, o açúcar e a canela (ingredientes para pincelar a base) e pincelar a base e as beiras da tarte com esta mistura. Serve para evitar que a massa fique molhada com o sumo da fruta.
- Colocar os abrunhos com a parte redonda virada para baixo.
- Numa taça, misturar o açúcar, a farinha e a canela e verter esta mistura de forma homogénea por cima dos abrunhos.
- Cozer a 200ºC durante 45 minutos. A massa deve ficar bem cozida.