Waffles com fermento natural
Atualmente, muita gente tem-se dedicado a fazer pão caseiro. Há quem use o fermento de padeiro comprado e quem tenha “criado” o seu próprio fermento natural ou “levain”. Para aqueles que têm fermento natural, deixo aqui uma receita muito fácil de fazer e muito prática porque fazemos a massa base que deixamos fermentar e quando quisermos fazer os waffles, acrescentamos os ovos e o bicarbonato de sódio. Dá para fazer com antecedência para usar mais tarde. Ficam fofas e crocantes por fora. Esta receita leva tão pouco açúcar que parece que não tem nenhum quando as comemos, mas assim, dá para usá-las para recheios doces ou salgados. Caso queiram que sejam mais doces, podem aumentar a quantidade de açúcar, mas, como depois polvilhamos com açúcar em pó, mel, chocolate, talvez não seja necessário acrescentar mais açúcar a não ser que queiram levá-las assim ao natural para um lanche por exemplo.
Ingredientes (para 3 a 4 pessoas – 6 waffles):
Repouso: 8 horas
- 80g de fermento natural ativo
- 160g de farinha
- 225g de leite
- 40g de manteiga
- 1/2 colher de café de sal
- 1 colher de sopa de açúcar amarelo
- 1 ovo
- 1/4 colher de café de bicarbonato de sódio
Preparação:1- Na véspera ou 8h antes da hora que pretende fazer as waffles, misture num robô o fermento natural, a farinha, o leite à temperatura ambiente (ou morno), a manteiga derretida e morna, o sal e o açúcar. Quando a mistura estiver homogénea, cobrir e deixar fermentar toda a noite ou durante 8 horas no frigorífico. Pode ficar à temperatura ambiente mas a massa tem tendência a ganhar acidez.
2- De manhã ou na altura que quiser fazer os waffles, misturar o ovo e o bicarbonato numa taça e juntar esta mistura à massa que esteve a descansar.
3- Aqueça a máquina de fazer waffles e confecione as waffles.
Nota: se sobrar massa, deve guardá-la no frigorífico.