Dicas para fazer bolachas

Deixo aqui algumas dicas para quem gosta de fazer bolachas ou para quem se quer aventurar nesta experiência.

1- A massa da maioria das bolachas precisa de repousar no frigorífico para depois ser mais fácil cortar com as formas ou moldar. Mas não é só por isso, também influência a textura final. E quando precisar de recortar com formas a massa, passe a base das formas por farinha para que não agarre à massa.

2. Algumas massas são difíceis de estender porque colam muito por exemplo. E, nesta situação, qual é a primeira coisa de que nos lembramos? Acrescentar farinha ou polvilhar generosamente a massa com farinha! Não! Não façam isso! Altera a massa da bolacha e torna-a mais seca. O truque é simples: usar duas folhas de papel vegetal: uma na base e a outra por cima. Polvilha-se ligeiramente o papel que fica por baixo com farinha e a massa das bolachas também por cima para a segunda folha não agarrar. Depois é só amassar com o rolo de pastelaria. Assim é bem mais fácil! Depois, para não desperdiçar o papel que usou, pode usá-lo para colocar no tabuleiro que vai usar para cozer as bolachas. 2 em 1!

3. Para cozer as bolachas, podemos usar papel vegetal que colocamos no tabuleiro ou, se quiser ser mais ecológico, pode usar um tapete de silicone. São muito práticos porque são laváveis na máquina de lavar louça e também podem ser usados para fazer alguns bolos como a “daquoise” ou as massa de “choux” por exemplo. Alguns até já têm a delimitação própria para fazer macarrons e outros até têm desenhos em relevo que permitem obter um bolo decorado.

4. Para conservar as bolachas, podemos usar caixas herméticas ou latas de metal. Eu prefiro conservá-las em sacos de plásticos alimentar fechados com mola. Conservam-se bem durante uma semana. Estes sacos vendem-se em vários sítios na internet como na sacoplex por exemplo. São vendidos aos 100 de cada vez, mas se tiver por hábito oferecer bolachas no Natal por exemplo, não se estragam e acabam por ficar mais baratos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *