Tarte crumble de maçã, marmelo e avelãs
Final de agosto e setembro, os marmelos começam a ficar maduros. Para além da marmelada, podemos fazer esta tarte que é deliciosa e permite gastar marmelos e maçãs. Parece muita compota, mas se sobrar, guarde no frigorífico e coma como sobremesa. Para o recheio podem ou não pôr açúcar. Eu não ponho. Só utilizo a manteiga. Se não tiver marmelos, também pode fazer só com maçã. O marmelo dá um pouco de acidez e uma textura mais cremosa à preparação. A compota fica mais encorpada e segura-se melhor.
Ingredientes:
Massa quebrada:
- 200g de farinha
- 100g de manteiga fria
- 35 ml de água fria de preferência
- 1,5 colher de sopa de açúcar
Recheio:
- 1,5 kg de maçãs
- 1 marmelo grande ou 2 pequenos
- 50g de açúcar (opcional)
- 20g de manteiga
Crumble:
- 70g de manteiga amolecida mas ainda firme
- 70g de avelãs moídas
- 65g de açúcar amarelo ou mascavado leve
- 70g de farinha
Preparação:
Massa quebrada:
Misturar a farinha, o açúcar e a manteiga ou no robô com o batedor “em pá” ou com a ponta dos dedos até obter uma espécie de areia. Verter a água e amassar rapidamente ou à mão ou no robô até obter uma bola. No robô, se necessário, acabar de formar a bola à mão. Envolvê-la com papel aderente e deixar repousar pelo menos 30 minutos no frigorífico.
Recheio:
Descasque as maçãs e o marmelo e corte aos bocadinhos. Num tacho, colocar a manteiga. Acrescentar a fruta e, caso queira, adicione o açúcar. Misture durante 5 minutos com lume forte. Depois, baixar o lume e deixar cozer coberto devagarinho cerca de 20 minutos, até a fruta se desfazer. Passar com a varinha mágica se não quiser bocados ou deixar assim. Deixar arrefecer.
Crumble:
Enquanto o recheio arrefece, prepare o crumble. Numa taça, misture à mão ou num robô com batedor “em pá” a farinha, a avelã moída e o açúcar amarelo. Acrescente depois a manteiga fria aos bocadinhos até obter uma mistura areada. Coloque no frigorífico durante cerca de 15 minutos enquanto faz o resto da receita.
Finalização:
- Unte uma tarteira com manteiga e farinha. Estenda a massa e coloque-a na forma. Se se quebrar, não faz mal, vá reparando com os bocados que vão sobrando. Coloque o recheio passado ou não de acordo com os seus gostos pessoais e com uma espátula alise para ficar nivelado. Espalhar por cima o crumble de forma a cobrir a compota toda.
- Coloque no forno a 180ºC de 40 a 45 minutos. O crumble tem de ficar bem douradinho. Pode servir esta tarte fria ou morna com uma bola de gelado de baunilha.