Fondant de chocolate

Deixo aqui uma receita muito fácil de um fondant de chocolate. É aquele bolinho que se desfaz na boca de tão suave que é. Sim, sim, é bastante calórico mas é tão bom e fica tão bem numa festa mais requintada do género da passagem de ano sobretudo se for acompanhado com uma bola de gelado, creme inglês, chantilly ou com um coulis de frutos vermelhos. Fica logo com um ar mais chique! Para outras ocasiões, come-se bem sozinho e satisfaz bem os “chocolateiros” gulosos.

Ingredientes (para 6 pessoas):

  • 200g de chocolate de culinária a 70%
  • 120g de manteiga com sal
  • 4 ovos
  • 100g de açúcar
  • 2 colheres de farinha (opcional)

Preparação:

1. Pré-aquecer o forno a 180ºC

2. Derreter o chocolate juntamente com a manteiga em banho-maria.

3. Numa batedeira, com a vara de arames, bater o açúcar com os ovos a velocidade bastante alta até a mistura triplicar de volume e a massa ficar semelhante a uma espuma.

4. Incorporar delicadamente com uma espátula a farinha peneirada (caso opte por usar) envolvendo-a na massa de baixo para cima.

5. Envolva delicadamente com uma espátula ou colher de pau a mistura chocolate/manteiga derretidos até obter uma massa homogénea.

6. Leve ao forno a 180ºC durante 15 a 20 minutos numa forma untada com manteiga e farinha e, de preferência, com papel vegetal no fundo. Como se trata de um bolo muito frágil, que se come com um garfo, é mais fácil para desenformar sem o partir.

Nota: se deixar cozer menos tempo, ficará mais húmido e talvez líquido. É ao gosto de cada um.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.