Bolo à moda da avó com maçã

Esta receita é uma daquelas receitas de bolo que pode ser aromatizada a gosto: ou com raspa de limão ou com maçã, ou com pera ou com pepitas de chocolate. É só dar largas à imaginação. Eu escolhi fazer com maçã. É um bolo fofo e com pouco açúcar. Cá para casa é suficientemente doce, mas se for mais guloso, pode sempre aumentar a quantidade de açúcar. Mas, como já referi aqui, a quantidade de açúcar nas receitas tradicionais são muitas vezes exageradas e não trazem nada de mais a não ser o excesso de doce. É uma questão de educarmos o nosso paladar. Como gordura, escolhi o azeite, mas também podem usar óleo. Quanto ao leite, se não quiserem usar o tradicional, podem usar um de origem vegetal.

É um bolo fácil de fazer com as crianças e sempre podem fazer a testagem das claras em castelo em cima da cabeça… dos meninos, claro, não vá correr mal ;).

Ingredientes:

  • 285g de farinha
  • 105g de açúcar amarelo
  • 2 maçãs médias
  • 12g de fermento
  • 4 ovos
  • 170 ml de leite
  • 80 ml de azeite

Preparação:

1- Pré-aqueça o forno a 190ºC e unte uma forma redonda de mais ao menos 24 cm.

2- Pegue nos ovos e separe as gemas das claras. Reserve as claras para depois serem batidas em castelo. Na taça de um robô com o acessório do batedor, bata o açúcar e as gemas dos ovos até ficar uma mistura lisa e mais clara.

3- De seguida, acrescente de forma alternada a farinha misturada com o fermento, o leite e o azeite. Quando a massa ficar mais espessa, acrescente mais leite e/ou azeite. Bata a massa até que fique bem homogénea.

4- Descasque as maçãs e corte-as em quartos e cada quarto em fatias médias como se fosse para uma tarte de maçã e reserve.

5- Bata as claras em castelo e envolve-as delicadamente com uma espátula na massa do bolo.

6- Verta a massa na forma untada e, por cima, coloque as maçãs que preparou anteriormente. Vai ao forno cerca de 40 minutos. Verifique a cozedura com um palito que deve sair seco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.