Risotto de chicória ou de espargos

Eu já conhecia a chicória sobretudo a mais parecida com as alfaces que conhecemos. Mas quando recebi aqui há tempos uma chicória vermelha, não sabia muito bem o que lhe fazer. Experimentei então este risotto que inicialmente era de espargos e ficou um espanto. A chicória está cheia de vitaminas e como é vermelha dá um tom avermelhado ao risotto. Se não tiverem chicória, podem experimentar com espargos. Deixo aqui as duas versões. E o risotto é um prato do qual as crianças gostam. É uma boa forma de os fazer comer legumes. Podem acompanhar o risotto de salmão gelhado, por exemplo

Ingredientes (para 4 pessoas):

  • 200g de arroz arbório
  • 1 cebola
  • o sumo de 1 laranja
  • 1 dente de alho
  • 40g de manteiga
  • 3/4 de copo de vinho branco
  • 600 a 700ml de caldo de legumes ou de galinha ou de água
  • 10 espargos ou 8 folhas de chicória vermelha
  • 40g de parmesão ralado
  • azeite, sal e pimenta q.b,

Preparação:

1- Se for para o risotto de espargos, comece por cortar a base mais fibrosa dos espargos, lave-os e corte a cabeça que está na ponta. Coza as “cabeças” dos espargos em água com sal alguns minutos até ficarem tenras, retire-as e coloque-as na água gelada para ficarem verdinhos. Corte a outra parte dos espargos às rodelas e reserve.

Se for para o risotto de chicória, lave as folhas e corte-as também em tiras finas. Reserve.

2- Pique a cebola e refogue-a num pouco de azeite, num tacho largo de preferência, juntamente com o dente de alho inteiro. Quando a cebola estiver translúcida, acrescente o arroz e frite-o em fogo forte. Quando também começar a ficar translúcido, acrescente o vinho branco e espere que evapore. Quando tiver evaporado, acrescente o sumo de laranja.

3- Quando o sumo de laranja tiver evaporado, acrescente 2 conchas de caldo. A partir do momento em que o caldo começa a ferver, deve contar mais ou menos 20 minutos para o arroz ficar cozido. Acrescente também os espargos às rodelas ou a chicória cortada em tiras finas. Vá mexendo delicadamente o arroz e deixe ferver destapado em lume médio. Quando vir que o arroz está a ficar sem água, volte a acrescentar caldo até cobrir o arroz e continue a mexer. Continue a fazer isso até acabar o tempo e o caldo.

4- Quando o arroz estiver cozido, retire do lume, retire o dente de alho e acrescente o parmesão. Misture bem, acrescente finalmente a manteiga e misture em lume brando. Sirva imediatamente. Caso seja um risotto de espargos, coloque por cima do risotto as cabeças de espargos que cozeu no início da receita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.