Bacalhau no forno com molho bechamel

Esta receita é uma versão do bacalhau com natas, mas sem natas e sem batata frita. É mais saudável e não suja tanto a cozinha. Quem tiver robôs do tipo Bimby ou Cuisine Companion, pode fazer o bechamel no robô e a receita ainda se torna mais simples e mais rápida.

Ingredientes para 4 pessoas:

  • 1 posta de bacalhau grande demolhado
  • 6 batatas
  • 1 cebola média/grande consoante os gostos
  • 1 cenoura
  • 1 alho francês
  • leite para cozer o bacalhau (mínimo 500ml, mais se for necessário)
  • pão ralado q.b.
  • queijo ralado (emental, por exemplo) q.b.

Para o molho bechamel:

  • 500 ml de leite
  • 50g de farinha
  • 50g de manteiga
  • noz moscada q.b.
  • pimenta q.b.

Preparação:

1. Pré-aqueça o forno a 200ºC. Entretanto, prepare as batatas. Descasque-as, lave-as e seque-as bem. Corte-as em cubinhos e coloque-as numa taça. Regue-as com um fio de azeite e misture com uma colher ou até com as mãos até as batatas ficarem envolvidas de azeite. (Não coloco sal porque o bacalhau costuma ter sal suficiente para temperar o prato). Revista o tabuleiro do forno com uma folha de papel vegetal e espalhe por cima as batatas de forma a que não fiquem umas em cima das outras. Coloque no forno durante cerca de 30 minutos. Vá verificando a cozedura. Quando estiverem douradas misture-as com uma colher para que dourem por todo. Quando estiverem douradinhas, retire-as e coloque-as já numa travessa de ir ao forno. Baixe o forno para 180ºC.

2. Enquanto as batatas estão no forno, coloque o bacalhau a cozer em 500 ml de leite durante 10 a 15 minutos (depois do leite começar a ferver). Quando estiver cozido, retire o bacalhau com uma escumadeira e reserve-o. Quando estiver um pouco mais frio, separe-os em lascas ou desfie-o. Reserve também o leite e passe-o por um passador para retirar os pedacinhos de bacalhau que possam lá ter ficado para depois ser utilizado na confeção do molho bechamel.

3. Lave o alho francês e corte-o às rodelas finas. Descasque a cebola e corte-a em meias luas finas ou pique-as se não gostar muito de sentir os bocados de cebola. Descasque a cenoura e rale-a. Numa frigideira, aqueça um fio de azeite. Coloque depois o alho francês e a cebola. Quando esta estiver translúcida, acrescente a cenoura e deixe cozer devagarinho coberto. Se vir que está a ficar seco, acrescente um pouco de água só para evitar que esturre. Acrescente também o bacalhau desfiado e misture bem. Reserve até ter o molho bechamel pronto.

4. Para o bechamel: coloque num tacho 50g de manteiga a derreter. Quando estiver a ferver, acrescente de uma só vez os 50g de farinha e mexa vigorosamente com um batedor de varas ate ficar uma pasta que se vai descolando do fundo. De seguida, acrescente aos poucos o leite filtrado que usou para cozer o bacalhau e misture sempre vigorosamente até verter o leite todo e o molho ferver e ficar mais espesso. (Tem de ser mesmo aos poucos para evitar os grumos). Tempere com noz moscada. Cuidado com o sal, o leite já deve ter sal por ter sido usado para cozer o bacalhau.

5. Montagem: coloque por cima das batatas que estão na travessa a mistura de legumes com o bacalhau e por cima o molho bechamel. Com uma colher misture do fundo para a superfície de forma a que o molho bechamel envolva todos os elementos. Polvilhe com queijo ralado e pão ralado.

6. Coloque no forno cerca de 20 minutos até ficar dourado. Pode até colocá-lo com a função grill na parte de cima do forno. Sirva com uma salada de alface.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.