Pescada em papillote com cobertura de parmesão e ervas

Uma forma limpa e saudável de cozinhar o peixe sem ser cozido em água ou a vapor, é fazê-lo em papillote. Esta técnica consiste em fechar o peixe em papel de alumínio ou papel vegetal com alguns legumes e outros condimentos como ervas aromáticas e/ou citrinos. Vai ao forno e pronto! Fica suculento e podemos inventar todo o tipo de sabores.

Nesta receita usei mimos de pescada congelada, mas podemos também fazer com tranches de pescada ou postas de bacalhau fresco. Convém é ser um peixe que tenha uma posta mais grossinha e com um sabor neutro para combinar com o parmesão. Podem acompanhar este prato com arroz e uns legumes salteados. Fica ótimo. Neste caso, eu fiz a receita com curgetes, mas na receita pode ser feita com tomate ou até com os dois.

A pasta de parmesão que vai cobrir o peixe é fácil de fazer. Podem pedir ajuda às crianças. Eles vão gosta de misturar os ingredientes até obter uma pasta moldável. Depois também poderão cobrir o peixe com ela. É como se estivessem a brincar com plasticina!

Ingredientes: (para 4 pessoas)

  • 4 mimos ou tranches de pescada (já descongelados) ou 4 postas pequenas de bacalhau fresco
  • 3 a 4 tomates ou 1/2 curgete às fatias
  • 40 g de farinha de trigo
  • 30g de manteiga
  • 30g de parmesão ralado
  • ervas de provence q.b.
  • papel vegetal

Preparação:

1- Pré-aqueça o forno a 210ºC. Corte 4 quadrados de papel vegetal, de forma a que lá caiba uma posta de peixe e que dê para fechar sem deixar nenhuma abertura. Pessoalmente, uso agrafes para ajudar a fechar.

2- Corte os tomates às fatias e prepare a pasta de parmesão. Para isso, pese a farinha, a manteiga e o parmesão e misture tudo junto numa taça com os dedos. Junte também as ervas aromáticas A manteiga tem de estar sólida. Quando conseguir forma uma pasta uniforme, está pronto.

3- Coloque no quadrado de papel vegetal rodelas de tomate por baixo da posta de peixe e, por cima do peixe, espalhe o crumble de parmesão. Pode manter a pasta assim e fazer uma camada colada ao peixe (como na foto) ou esmigalhar tipo crumble para ficar mais crocante. Feche hermeticamente as papillotes. Pode usar agrafes ou cordel. Coza, dependendo da espessura da posta, entre 15 a 25 minutos. Deve ver através do papel a crosta de parmesão dourada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.