Sopa de couve-flor com especiarias

A couve-flor é um legume pouco consensual. Quando é cozido tem um sabor forte. Para disfarçar isso, há quem o corte às fatias, o envolva num polme e o frite, mas, mais uma vez não é lá muito saudável. Por isso, porque a couve-flor tem vitamina C e B9, mas também dizem que previne algumas doenças, devemos inclui-la na nossa alimentação durante a sua época de colheita (de setembro a abril).

Proponho aqui uma sopa com uns sabores indianos que tornam a couve-flor deliciosa. É preciso é gostar de comidas condimentadas. Eu coloquei doses pequenas para as diferentes especiarias usadas. Como é óbvio, estas doses podem ser adaptadas ao gosto de cada um consoante gostem de comidas mais ou menos intensas. A curcuma ou açafrão-da-terra, para quem não está familiarizado com esta especiaria, é amarela e tem imensos benefícios tanto para a acne, como para o colesterol ou o processo da digestão por exemplo.

Quanto às crianças, podem ajudá-la a medir os líquidos e a pesar os legumes. Dividir os ramos da couve-flor também é uma parte da receita que podem fazer e deve ser divertida pois estão a desfazer alguma coisa com a autorização dos papás! Pode ainda aproveitar esta receita para dar a conhecer estas especiarias aos seus miúdos dando-lhes a cheirar estes maravilhosos aromas. Como vê, esta receita só tem coisinhas boas. Por isso, toca a experimentar novos sabores!

Ingredientes:

350g de couve-flor

200g de cebola

350g de batatas

1/2 colher de café de gengibre

700ml de água

200ml de natas ou de leite

1/2 colher de café de cominhos em pó

3 colheres de café de coentros em pó

1/2 colher de café de curcuma

1 pitada (ou não para quem não gostar de picante) de pimenta de cayenne

azeite

sal

Preparação:

1- Descasque as cebolas e as batatas e separe os pequenos ramos da couve-flor. Lave os legumes e escorre-os bem. Pique a cebola, corte as batatas e a couve-flor em pedaços pequenos.

2- Aqueça um fio de azeite num tacho e refogue a cebola e depois as batatas e a couve-flor. Enquanto está a refogar acrescente as especiarias e refogue-as também. Quando estiver no ponto, acrescente 700ml de água e 200ml de leite e o sal. (Se quiser usar natas, coloque-as no fim de triturar a sopa). Quando começar a ferver, tape e deixe cozer devagarinho durante cerca de 30 minutos.

3- No final, triture a sopa até obter uma sopa cremosa. Se achar que está um pouco espessa, pode acrescentar um pouco de água ou de leite quente, mas não se esqueça de retificar os temperos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.