Bolinhos de queijo e chouriço

Quantas vezes já fez uma sobremesa ou um docinho tão aconchegante e chegou ao fim com claras por gastar? Imensas, de certeza. E claro que, como não devemos desperdiçar comida a dor de cabeça é sempre a mesma: o que vou fazer com estas claras? E todos nos lembramos de doces como o merengue ou as línguas de gato. Mas isso dá trabalho, perde-se tempo e é outra vez açúcar. Por isso, aqui vai uma receita muito simples que pode ser adaptada ao gosto de cada um com outros ingredientes que tenham à mão. Estes bolinhos podem ser servidos como aperitivos, num “brunch” que tanto está na moda ou à noite com uma sopinha quando não apetece cozinhar. É tão simples que até as crianças podem fazer esta receita. Depois de fazer as pesagens e cortar o que se vai colocar nos bolinhos, basta juntar tudo e já está! Se não lhe apetecer fazer nada, as claras também podem ser congeladas e utilizadas posteriormente.


Ingredientes (para cerca de 8 mini-bolinhos, tipo muffin ou 4 normais):

  • 2 claras de ovo
  • 50g de farinha
  • 50g de queijo ralado
  • 2 colheres de sopa de leite
  • cebola picada q.b. (cerca de 1/8 ou 1/4 se for mais pequena)
  • chouriço (40g) ou fiambre (2 fatias) ou bacon (40g) (Podem aumentar ou diminuir a quantidade consoante os gostos)
  • salsa picada q.p.
  • sal e pimenta q.b.

Esta receita também pode ser feita só com as claras de ovo, a farinha e o queijo se não quiser acrescentar mais nada.

Preparação:

1- Comece por ligar o forno a 180ºC e untar formas de mini-muffins ou de muffins.

2- Pique a cebola, a salsa e o chouriço e faça as pesagens.

3- Coloque as claras, a farinha e o leite numa taça e misture. Acrescente o queijo ralado e os restantes ingredientes e misture até ficar uma mistura homogénea.

4- Pôr ao forno a 180ºC entre 10 e 20 minutos consoante a forma em que estiverem. Têm de crescer e ficar douradinhos. Para confirmar se está cozido também pode espetar um palito e, quando sair seco, está cozido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.